ISO desenvolve normas para mineração sustentável

A Organização Internacional de Normalização (ISO, na sigla em inglês), dentro do Comité Técnico 82 – Exploração Mineira, acaba de criar uma nova subcomissão para discutir e dispor sobre a “gestão de recuperação de minas” (ISO / TC 82 / SC 7), devendo desenvolver normas internacionais para ajudar a reduzir os possíveis danos das atividades mineiras, aumentando a qualidade de vida dos moradores e ajudando a melhorar a relação entre a indústria de mineração e as partes interessadas, sobretudo os residentes locais que recebem os impactos destas atividade.

A subcomissão ISO/TC 82/SC 7 será coordenada pelo professor Sun Joon Kim que afirma: “O antagonismo entre os  empreendedores, que colocam a prioridade no lucro, e os residentes locais preocupados com a destruição ambiental e o dano às comunidades locais pode algumas vezes se agravar em um conflito que fica além de uma mediação razoável. Padrões Internacionais para a gestão da recuperação de minas podem ser benéficos na medida em que estas diretrizes internacionais acordadas podem ajudar a evitar solicitações ou lucros excessivos de um lado e de outro, levando à uma situação ‘ganha-ganha’.”

O desenvolvimento de padrões internacionais, especialmente na área de mineração é um grande desafio especialmente devido à existência de vários padrões e definições regionais e locais, que poderão servir de exemplos positivos a serem construídos no nível global. Este será um dos desafios da “Subcomissão de Gestão de Recuperação de Minas”, que deverá sugerir diretrizes gerais que podem ser aplicadas universalmente, evitando a definição de tecnologias ou critérios especiais.

A subcomissão conta com 10 países participantes e 7 países observadores, sendo que o Brasil não está presente. Seus trabalhos serão acompanhados e as novas informações sobre eventuais discussões e novas normas serão publicadas nesta página.

Fonte: ISO

Anterior

Próximo

Submit a Comment