Conselho de Mineração lança publicação sobre águas

O International Council on Mining and Metals (ICMM) publicou no mês passado um guia para apoiar os seus membros da indústria da mineração e metais e outras partes interessadas da sociedade civil, a entender a relevância, os riscos e oportunidades de uma abordagem baseada na bacia hidrográfica para a gestão de riscos relacionados à água, bem como apoiar as empresas na definição e apresentação de suas próprias estratégias neste sentido.

Conforme descrito por este Conselho, trata-se de uma publicação prática que destaca um abordagem sistemática e abrangente para identificação, avaliação e resposta para a gestão de riscos relacionados à água, considerando a realidade da bacia hidrográfica. o Guia serviria de orientação para as empresas desenvolveram suas estratégias e planos de acordo com o contexto e hidrologia nos locais de realização das atividades de mineração e metais.

A nova orientação esclarece que uma abordagem baseada na bacia hidrográfica para a gestão de riscos relacionados à água, deve considerar todas as atividades e problemas de uma bacia como um todo, considerando a hidrologia, o uso do território, além das dinâmicas políticas, econômicas, sociais e ecológicas que influenciam a qualidade e a quantidade de água. Sendo assim, esta gestão encoraja que diferentes atores de diferentes setores sejam congregados, para identificar as questões e concordar em prioridades de ação, construindo parcerias locais para colocar estas ações em prática.

Esta publicação pode ser consultada aqui.

Saiba mais: O ICMM

O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM, na sigla em inglês) é um fórum sediado em Londres, na Inglaterra, que reúne 22 das maiores empresas de mineração do mundo e 34 associações de mineração nacionais e regionais de vários países. Seu objetivo principal é aprimorar as formas como atuam as companhias do setor para aumentar o desempenho de desenvolvimento sustentável destas companhias.

Todos os membros do ICMM devem implementar a sua Política de Desenvolvimento Sustentável, composta por 10 princípios, e desenvolvida após um processo de dois anos de consulta às partes interessadas para identificar as questões-chave relacionadas à mineração e ao desenvolvimento sustentável. O progresso de cada companhia deve ser por ela mesma declarado, além de medido através de auditorias independentes.

Anterior

Próximo

Submit a Comment